Violações dos Direitos Humanos

Com este trabalho, o nosso grupo quis demonstrar a quem o vai ver, que o Mundo nem sempre é como nós o pintamos, mas é muito pior do que aquilo que podemos imaginar. Queremos também sensibilizar as pessoas que o vão ver e abrir os olhos para a realidade a algumas que não acreditam que exista tanta crueldade neste Mundo. O grupo espera que gostem porque foi feito com muito esforço.

___________________________________________________

Os Direitos Humanos fundamentam-se na preservação da vida e sua integridade física, moral e social. A vida humana em sua plenitude manifesta-se como liberdade. Assim, a transgressão dos direitos fundamentais incide no que viola a vida – bem supremo – e sua pujança, a qual, em termos humanos, significa o direito de ser e de ser diferente, ter a liberdade de ter suas próprias crenças, bem como não sofrer discriminação em virtude de raça, cor ou condição etária ou sexual.
A violação dos Direitos Humanos atinge muito mais aqueles que são excluídos socialmente ou pertencem a minorias étnicas, religiosas ou sexuais.
Mas, em tese, todos podem ter os seus direitos fundamentais violados.
Os tópicos ora arrojados têm por alvo apresentar hipóteses de violação dos Direitos Humanos, bem como seus respectivos mecanismos de protecção.
Mas os Direitos Humanos nem sempre são respeitados. No passado e nos dias de hoje houve e há, infelizmente, loucos que cometem grandes atrocidades. De seguida, apresentamos alguns desses tristes exemplos.


___________________________________________________


___________________________________________________
Fascismo
Os regimes fascistas surgiram na Alemanha e na Itália nos anos trinta e são o exemplo mais elaborado dos regimes totalitários capitalistas. Totalitário, porque nestes regimes o exercício do poder político não resultou de eleições livres e a oposição é interdita; capitalista, porque ocorrem em sociedades cuja estrutura económica se fundamenta na propriedade privada dos meios de produção.
Sendo um regime fortemente organizado, cujos membros devidamente treinados deveriam estar sempre à disposição dos seus chefes, apresenta um cariz conservador susceptível de desencadear a revolta social. Em Portugal, impôs-se uma forma mitigada de fascismo que vigorou durante várias décadas, encabeçado pela figura de Oliveira Salazar.
 A cultura de expressão portuguesa reagiu, geralmente, em oposição ao regime salazarista e a todas as suas manifestações fascizantes, em especial à intolerância e falta de liberdade de expressão. As gerações de intelectuais dos anos 50 e dos anos 60 do século XX desempenharam um papel importante na luta contra o salazarismo.

___________________________________________________

Concluímos que no Mundo existem pessoas muito cruéis como o conhecido mundialmente Adolf Hitler que perseguia os grupos que ele tratava como indesejados, esses grupos eram: Testemunhas de Jeová, eslavos, polacos, ciganos, homossexuais, deficientes físicos e mentais e judeus.
 Uma figura também muito conhecida nacionalmente - Salazar que também em algumas situações não estava de acordo com as condições dos Direitos Humanos e violava-os.  Neste trabalho falamos também um pouco do fascismo, porque tínhamos como exemplo uma das figuras que violou os Direitos Humanos – António de Oliveira Salazar. Concluímos então no final de tudo que os seres vivos – HOMEM – é muito cruel para seres da mesma espécie e que por vezes não têm respeito uns pelos outros.
Esperamos que tenham gostado, tenham ficado a perceber um pouco mais da realidade e que tenha estado de boa compreensão.
Obrigada pela vossa disponibilidade!  :)